Detran irá obrigar a utilização da Nova Placa Mercosul a partir de 31 de janeiro de 2020

Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lançou o novo modelo de placas de identificação veicular (PIV) para veículos que rodarem no Brasil ou pela América do Sul. A iniciativa segue uma resolução do Denatran.

A medida prevê que os estados e o Distrito Federal têm até o dia 31/01/2020 para se adequar às novas regras. Sendo assim, a partir dessa data, a nova placa sera de uso obrigatório em veículos 0 km.

A instalação ou substituição da placa será obrigatória somente para os casos de primeiro emplacamento, mudança de categoria do veículo, roubo, furto, extravio ou dano da placa, mudança de unidade federativa e instalação de segunda placa traseira.

Ou seja, quem emplacar o veículo até o último dia deste mês não é obrigado a adotar o novo modelo. A simples substituição da placa cinza para a do Mercosul custa, em média, R$ 128 — mesmo preço de um primeiro emplacamento atual.

“As combinações estavam acabando no atual sistema. Outro ponto é que com o QR code (existente na placa) vamos ter mais facilidade para identificar eventuais problemas”, afirma o  departamento.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Open chat
Fale conosco.
Bem-vindo
Powered by